O ator, dramaturgo e encenador Yannick Stiven Pimenta é o vencedor da 3ª Edição do Concurso Nacional de Dramaturgia, com o texto “Inquieta Revolução”. A cerimônia da premiação, em que o mesmo vai receber 75 mil escudos, para além de outras regalias, acontece no próximo dia 17, no Centro Cultural Português do Mindelo.
Concluída a fase de candidaturas da 3ª Edição do Concurso Nacional de Dramaturgia do Centro Cultural Português em Cabo Verde (Praia e Pólo do Mindelo), o júri constituído por Afonso Reis Cabral (escritor português), Sofia Santos (professora e responsável pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa no Mindelo) e Caplan Neves (ator, encenador e dramaturgo, vencedor da 2ª edição do Concurso Nacional de Dramaturgia,) decidiu pelo texto “Inquieta Revolução” do são-vicentino Yannick Stiven Pimenta.
Com este título, Yannick que é cofundador da Cia. 50 Pessoa, e membro da direção do Festival Mindelac,t receberá um prémio monetário no valor de 75 mil escudos e a sua obra será editada em livro e encenada numa produção teatral do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, com apresentação pública no Mindelo e na Praia, em 2022.
Aliás, este concurso tem como objetivo “promover e despertar a escrita criativa e valorizar a expressão literária em Língua Portuguesa, incentivando a produção de textos para teatro, com vista a realçar a arte cénica como um dos pilares representativos da cultura cabo-verdiana”, segundo a organização.
A cerimónia da entrega do prémio terá lugar no próximo dia 17 de dezembro, pelas 19 horas, no Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo.
Ao todo foram apresentadas 13 candidaturas (3 mulheres e 10 homens), provenientes de cinco ilhas, nomeadamente, 1 da Brava, 1 do Fogo, 3 de Santiago, 1 de São Nicolau e 7 de São Vicente.
A faixa etária dos candidatos desta 3ª Edição do Concurso Nacional de Dramaturgia situou-se entre os 18 e os 39 anos.