Arrancou esta terça-feira,14, na cidade da Praia, o II Congresso de Investigação em Saúde sob o lema “Os Desafios da Investigação em Saúde no Contexto dos ODS”, organizado pelo Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP).
O evento, que decorre até quarta-feira,16, na Assembleia Nacional tem como pano de fundo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com foco em três pilares, nomeadamente, “O peso das Doenças Não Transmissíveis”, “Doenças Transmissíveis, doenças emergentes e reemergentes” e “Determinantes da Saúde, e a sustentabilidade em investigação e gestão da ciência”.
Segundo uma nota de imprensa, este encontro de três dias foi uma recomendação do primeiro Congresso de Investigação em Saúde realizado em 2019, realizado pela mesma entidade, o Instituto Nacional da Saúde Pública.
Trata-se de um espaço de partilha de conhecimentos, experiências e promoção de intercâmbios entre profissionais de saúde, investigadores, académicos entre outros especialistas de diversas áreas, “empenhados” no desenvolvimento de investigação em saúde e na concretização dos ODS.
A Cerimónia de abertura do evento na manhã desta terça-feira, 14, foi presidida pelo Ministro da Saúde, Arlindo de Rosário.