O grogue produzido no Tarrafal de Monte Trigo e Ribeira da Cruz, Porto Novo, Santo Antão, está em exposição no salão Open Spirits, em Toulouse, na França, por dois dias.
O grogue “made in” Porto Novo está presente nesta exposição através da empresa “Música & Grogue” com sede no Tarrafal de Monte Trigo, que, desde 2018, já exportou 40 mil litros de grogue para a Europa, a partir da França.
Na exposição de Toulouse estão presentes 66 expositores, entre os quais a empresa “Música & Grogue”, através da “caza do grogue”, recentemente inaugurada na cidade do Porto Novo, em Santo Antão.
Segundo Jean Pierre Engelbach, representante da empresa, em França, os visitantes da exposição terão a possibilidade de descobrir e degustar o verdadeiro grogue de Cabo Verde, fabricado a partir de cana sacarina desde o século XVI.
A exportação, há três anos, para a Europa do grogue produzido no Porto Novo tem contribuído para que “as grandes qualidades” de produto sejam reconhecidas no estrangeiro, refere o ‘site’ desta empresa.
Segundo a mesma fonte, a presença deste produto nesta mostra internacional é mais um passo com vista à atribuição de “uma denominação de origem genuína, controlada e protegida” ao grogue de Santo Antão.
C/ Inforpress