A Ribeira dos Engenhos, município de Santa Catarina, vai ter um centro interpretativo sobre a Revolta dos Rendeiros, anunciou hoje a Câmara Municipal. A autarquia reuniu-se, na quinta-feira, com técnicos do Instituo Nacional do Património Cultural (IPC) para a apresentação do projeto arquitetónico de conservação e requalificação, para a criação de um Centro de Interpretação Turística, ambiental e cultural, em Telhal.
A intervenção prevê a recuperação das casas existentes e a construção de novas residências para o alojamento de turistas, novos acessos e espaços exteriores, zonas verdes, construção de uma placa desportiva, curral para animais, restaurantes, espaço de lazer e estacionamento, segundo nota da edilidade.
O projeto, segundo diz, será também socializado com a população da localidade, pretendendo-se manter, ao mesmo tempo, a memória, mas também as características específicas do espaço.
O edifício, de arquitetura colonial portuguesa, foi construído em 1897, século XIX, e foi residência de um morgado que explorava a terras da localidade. O mesmo, bem como o pagamento de rendas “muito elevadas”, esteve na na origem da Revolta dos Engenhos.
“Por tal razão, o futuro Centro Interpretativo carrega uma grande responsabilidade em transmitir aos seus visitantes a importância que tem e o que representa enquanto património histórico, não só de Santa Catarina, mas, também, de Cabo Verde”, conclui a Câmara Municipal.