PUB

Sal

Famílias com assentamentos informais receberam as chaves da casa nova

Um grupo de 46 famílias dos assentamentos informais de Alto São João e Alto Santa Cruz, na ilha do Sal, recebeu ontem as chaves da nova casa, em Chã de Matias.

Os beneficiários directos do Programa Realojamento são os agregados residentes nos assentamentos informais de Alto de São João e Alto de Santa Cruz, com registo no Cadastro Social Único (CSU) desde 2017.

Nesta primeira fase, 46 famílias serão realojadas no complexo habitacional “Vila Amarante – Sal 8”, em Chã de Matias, cujas chaves foram entregues pelas mãos do ministro do Estado, Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que disse entregar as chaves com grande satisfação.

“Satisfação no sentido de estarmos a contribuir hoje para a resolução de um dos grandes problemas do Sal e de Cabo Verde que é o problema de habitação, no quadro de uma estratégia de eliminação dos assentamentos informais nas ilhas turísticas”, referiu.

Colaboração total

Neste sentido, o governante apelou à “colaboração total” da população no processo de demolição, para permitir a erradicação das barracas e as pessoas virem algum dia a viver num ambiente saudável, com as transformações que se quer introduzir para a redução da pobreza.

Por sua vez, o vereador da área Social da Câmara Municipal do Sal, Jocelino Cardoso, enunciando vários outros passos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, apelou aos beneficiários a cuidarem bem das suas moradias.

“Desse vosso novo lar. Cuidem do vosso espaço e vivam em harmonia, porque o nosso objectivo é garantir felicidade às pessoas”, concluiu

Visivelmente emocionada, Leidileila Patrícia, uma das beneficiárias, em representação dos demais contemplados, disse estar “super feliz” por ter hoje a sorte de morar em casa própria, o que, conforme frisou, lhe conferirá melhores condições de vida a ela e aos filhos.

O programa de realojamento enquadra-se na política de erradicação dos assentamentos informais nas ilhas turísticas, Sal e Boa Vista e no realojamento e protecção das respetivas famílias.

Em 2019, foram actualizadas, através do Cadastro Social Único (CSU), as informações socioeconómicas familiares dos referidos agregados e deu-se o seguimento para integração no programa de 532 agregados familiares.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top