PUB

Santiago

Banco Mundial financia qualificação profissional de jovens deficientes e em situação de vulnerabilidade de Santiago Norte

Um total de quarenta e dois jovens dos seis municípios de Santiago Norte estão a beneficiar de cursos de qualificação profissional financiados pelo Banco Mundial (BM), no montante de 9.000 contos.

A formação decorre na Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH) e abrange, segundo a Inforpress, cursos de Administração de Sistemas Informáticos e Sistemas de Base de Dados e o Controlo de Projectos de Construção e Obra Civil.

Durante a abertura oficial dos dois cursos de qualificação profissional, o director da ETGDH, Arlindo Mendes, destacou a importância da iniciativa que, além de permitir a formação gratuita a esses jovens de ambos os sexos, esse montante vai ser investido em equipamentos e no pagamento dos honorários aos formadores.

É que, segundo ele, a aquisição desses equipamentos vai melhorar a capacidade interna da escola, que lembrou, pretende ministrar cursos de qualificações profissionais de qualidade.

O responsável lembrou que é o sucesso dessa qualificação profissional que vai fazer com que a escola volte a concorrer para que outros jovens possam também beneficiar, no âmbito da Medida IV do Fundo de Promoção do Emprego e Formação (FPEF), financiada pelo BM.

Nesse contexto, apelou aos formandos para se focarem nos estudos para que em Junho possam estar todos formados e com estágios feitos e para que em meados de Julho possam ingressar no mercado de trabalho.

Também a gestora do FPEF, Cláudia Medina, pediu aos formandos para mostrarem empenho e aproveitarem essa oportunidade, tendo em conta que todas as condições estão garantidas para o sucesso dessa qualificação.

Se tal acontecer, garantiu que estes formandos terão todas as qualificações e competências para entrarem no mercado de trabalho.

E aos formandos que tencionam ser empreendedores, Claúdia Medida informou que podem concorrer ao financiamento, através do FPEF, que segundo lembrou, além de ser responsável pelo financiamento da formação profissional é também responsável pelas iniciativas do empreendedorismo jovem.
C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top