Os resultados provisórios indicam que a candidata Carla Carvalho venceu as eleições directas para a liderança da comissão regional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) em Santiago Norte, que decorreram no domingo.
Segundo avança a Inforpress, de acordo com o edital de apuramento provisório, as eleições regionais do PAICV em Santiago Norte realizaram-se nas 42 assembleias de voto, faltando apenas uma mesa por apurar, traduzindo no apuramento provisório que dá vitória a também deputada nacional.
Num total de 1.960 votos válidos, a candidatura de Carla Carvalho obteve 1.099 votos, correspondentes a 56 por cento (%), e a de Ido Carvalho obteve 861 votos.
PAICV unido e forte
A nova presidente da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago já agradeceu os militantes, amigos e simpatizantes do partido pela vitória, e disse esperar contar com todos para edificarem um PAICV unido e forte por uma nova largada de oportunidades em que o partido e Santiago Norte serão os vencedores.
“A nossa equipa considera que o momento é de muita serenidade. Aceitamos este resultado com humildade para com todos, em especial com a equipa concorrente. Estamos todos de parabéns. A participação política é um dever cívico. Por isso todos nós somos vencedores”, escreveu a primeira mulher a candidatar-se para a CPR do PAICV em Santiago Norte, na sua página do Facebook.
Adversário vencido ameaça impugnação
Entretanto, o candidato vencido Ido Carvalho já anunciou que poderá impugnar as eleições, sustentando que houve irregularidades em algumas mesas.
Conforme fonte do PAICV, citado pela Inforpress, está-se a falar das mesas de voto em São Miguel, terra natal da candidata Carla Carvalho.
Além do presidente, o pleito de domingo também elegeu os membros da CPR do PAICV em Santiago Norte, assim como os membros da Comissão de Jurisdição e Fiscalização, para um mandato de três anos, ou seja, até finais de 2024.
A CPR do PAICV em Santiago Norte era liderada desde Julho de 2017 pelo então deputado nacional António Fernandes.
C/ Inforpress