PUB

Política

É o único País Insular da CEDEAO: PM apela ao reconhecimento das especificidades de Cabo Verde

O Primeiro-Ministro (PM) reuniu-se, sexta-feira, com os embaixadores e representantes dos Estados-Membros da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), na Sede da Organização, em Abuja (na Nigéria), onde apelou ao reconhecimento das especificidades de Cabo Verde, enquanto único País Insular da Sub-Região Oeste Africana.

Durtante o seu discurso que marca a sua primeira visita à CEDEAO, o PM garantiu que o País está a trabalhar no sentido de reforçar a integração na Organização. Ainda assim, Correia e Silva incentivou a Comunidade a reconhecer as especificidades do Arquipélago.

“O Tratado Revisto do CEDEAO prevê a conservação das especificidades dos Estados Insulares e Encravados. Já temos um trabalho realizado para dar conteúdo a essas especificidades. Por exemplo, programas de infra-estruturas financiadas pela Comissão da CEDEAO, que têm como beneficiários os Países da Organização. Cabo Verde não pode concorrer aos Projetos de Infra-Estruturas Rodoviárias e Ferroviárias que são Continentais, mas temos necessidade de Portos e Aeroportos, para termos Conectividade. Então, o Programa de Infra-Estruturação tem que considerar as especificidades de Cabo Verde”, destacou o Chefe do Executivo fdo Palácio da Várzea da Companhia.

Outro aspecto apontado pelo PM tem a ver com a Taxa Comunitária, que o País-Arquipélago paga à Organização.

“Cabo Verde é o País da CEDEAO que tem uma Contribuição ‘per capita’ mais elevada, em relação à Cobrança da Taxa e à sua População. Essas considerações têm de ser levadas em conta, assim como, a Tarifa Externa Comum. Temos um perfil de Economia de Serviços e muito importador”, argumenta Correia e Silva.

Já a Vice-Presidente da Comissão da CEDEAO, Finda Koroma, prometeu analisar com os altos responsáveis da Organização Regional Oeste Africana as preocupações e as prioridades de Cabo Verde.

Koroma felicitou, ainda, o Governo Cabo-Verdiano pela inauguração da sua primeira Embaixada na Capital Nigeriana, Abuja, na passada quinta-feira,18.

Segundo Finda Koroma, a Representação Diplomática Nacional naquele País “irá facilitar o estreitar de relações” entre Cabo Verde, a Nigéria e os outros Países-Membros da CEDEAO.  

Com RCV

PUB

PUB

PUB

To Top