PUB

Economia

Plataforma “Blue X” para o financiamento da economia azul apresentada esta sexta-feira

Imagem: opais

A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BCV) apresenta, esta sexta-feira, 19, na cidade da Praia, a “Blue X”, a primeira plataforma, a nível mundial, para o financiamento da economia azul.

A plataforma “Blue X” irá dedicar-se à listagem de títulos sustentáveis emitidos em Cabo Verde e na região da África Ocidental, mobilizando o capital privado adicional significativo para a economia azul sustentável.

Além da apresentação pública da plataforma, a Bolsa de Valores irá apresentar os instrumentos de financiamento sustentável aos negócios empresariais de impacto e dará a conhecer outras áreas de atividade legíveis ao financiamento sustentável, ao tecido empresarial.

Segundo a BVC, a “Blue X” pretende tornar-se numa plataforma regional e internacional de listagem e negociações de “instrumentos financeiros sustentáveis e inclusivos” para a economia de impacto (títulos verdes, azuis, sociais, ODS), através da qual projetos sustentáveis possam ser financiados por investidores locais, regionais e “quiçá” internacionais. 

A mesma fonte refere ainda que este instrumento procurará capitalizar a posição “natural” de Cabo Verde como um “pivô estratégico” entre as várias regiões com economia marítima em África, Américas, Europa e Diáspora.

O evento, que decorrerá na Sala de Conferências da Câmara de Comércio de Sotavento CCS, a partir das 15h00, desta sexta-feira, será presenciado pelo presidente da BVC, Miguel Monteiro, pelo presidente da Câmara de Turismo, Gualberto do Rosário, entre outras personalidades ligadas ao desenvolvimento da “Blue X” e ao sector empresarial.

A Plataforma está inserida na ambição 2020/30 e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS). Conta com o apoio do Governo de Cabo Verde, do PNUD e de outros parceiros do sistema das Nações Unidas.

PUB

PUB

PUB

To Top