PUB

Sociedade

131 jardins infantis e escolas básicas participam no inquérito sobre carência de iodo e parasitas intestinais

Arrancou esta terça-feira,16, na cidade da Praia, a formação para os inquiridores no âmbito do Inquérito sobre a Prevalência das Parasitoses Intestinais e Distúrbios Devido a Carência em Iodo (IPPI-DDCI 2021), que decorre entre 22 de Novembro e 10 de Dezembro, a nível nacional. Constituem as amostras, um total de 131 jardins infantis e escolas básicas do país.

O inquérito nacional nos jardins e escolas do ensino básico, abrangendo as duas áreas, vai ser realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, INE, OMS, e UNICEF.

“A importância deste inquérito é conhecer a situação da prevalência das parasitoses e distúrbios devido a carência de iodo em Cabo Verde. Vai ser um inquérito a nível nacional, em todos os concelhos, vamos ter 65 jardins e 66 escolas como amostras”, explicou a coordenadora do inquérito, Dulcineia Trigueiros realçando que serão abrangidas crianças dos 4 aos 12 anos de idade.

 No acto de abertura da formação que arrancou esta manhã, na Praia, Dulcineia Trigueiros avançou ainda que em relação às parasitoses, o último inquérito foi em 2012 e que em relação aos estudos devido a carência de iodo o último inquérito foi em 2010.

MdE “engajado”

Também em declarações à imprensa, a Directora Nacional da Educação, Eleonora Sousa, afirmou que o Ministério da Educação tem vindo a trabalhar em coordenação com o Ministério da Saúde na vacinação e também na desparasitação, bem como agora no inquérito que pretende avaliar a prevalência do iodo nas crianças.

“Relativamente à carência do iodo, nós sabemos as consequências na saúde mental das nossas crianças, a carência de iodo provoca distúrbios mentais. Então, quanto mais cedo forem prevenidos melhor. Daí que desde 2010 foi realizado a nível dos jardins e das escolas do ensino básico atendendo as crianças dos 4 aos 12 anos de idade e nós estamos totalmente engajados”, ressaltou.

Resultados dos últimos inquéritos sobre a matéria

De realçar que a desparasitação em massa vem sendo implementada em jardins-de-infância e escolas do ensino básico, desde 2007.

Os resultados do inquérito sobre a prevalência das parasitoses intestinais em Cabo Verde, realizado em 2012, apontou uma diminuição da prevalência de helmintos de 50 por cento (%) para 21%, o que levou à redução das campanhas anuais de desparasitação de duas para uma, de acordo com as orientações da OMS.

Em relação à carência de iodo, segundo o inquérito realizado em 2010, a prevalência do bócio global passou de 25% para 7,6% e o bócio visível 5% para 0,8%.

O seguimento e a avaliação são partes integrantes do programa de luta contra as parasitoses e os distúrbios devido a carência em iodo (DDCI), sendo essenciais para assegurar o funcionamento eficaz e conseguir o máximo de resultados.

Inquérito sobre a Prevalência das Parasitoses Intestinais e Distúrbios Devido a Carência em Iodo (IPPI-DDCI 2021) que permitirá evidenciar o impacto do programa e orientar acções futuras, decorre entre 22 de Novembro e 10 de Dezembro, a nível nacional.

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top