A ilha de São Vicente vai realizar o carnaval 2022. A garantia é do presidente da Câmara da ilha e do presidente executivo da LIGOC que, após encontro com autoridades de saúde, e com os grupos, determinaram que as condições sanitárias e materiais “estão reunidas” para a realização da festa do rei momo em Mindelo.
Após autorização das autoridades de saúde em São Vicente, os grupos caranavalescos, a LIGOC e a Câmara Municipal da ilha optaram por realizar o carnaval em março de 2022.
Para o presidente da Câmara Municipal, Augusto Neves, a retoma das festividades de carnaval em São Vicente é um momento de muita alegria e satisfação.
“Tendo em conta a situação considerável de melhoria sanitaria, conversamos com o delegado de saúde que mostrou que há condições e conversamos, também, com a liga e com os grupos que se mostraram favoráveis. É um momento de muita alegria e satisfação”, considera Neves.
Igualmente, Março Bento, presidente executivo da LIGOC, vê com bons olhos a realização do carnaval 2022.
“Vamos ter carnaval, vamos trabalhar duro, tenho certeza que os grupos vão correr atrás para que consigamos o mesmo brilho do último carnaval”, espera Marco Bento.
Os grupos de carnaval consideram que ainda há tempo para preparar o carnaval e estão todos otimista.
O carnaval 2022 também é visto como um oportunidade para acelerar a vacinação na ilha, já que os grupos de comprometem a incentivar as pessoas a se vacinarem.
Todos os grupos de carnaval vão participar do carnaval que acontece a 1 de março. A câmara municipal da ilha vai apoiar cada grupo com 3 mil contos e o Ministério da Cultura com mil contos cada.
Durante o carnaval espera-se o mesmo cumprimento das normas sanitárias de combate à COVID-19, nomeadamente no uso de máscara, mas a logística da festa permanece a mesma.