PUB

Santiago

Acarinhar quer Rede de Voluntários para cuidados de crianças com paralisia cerebral

Imagem: rtp

A Associação das Famílias e Amigos de Crianças com Paralisia Cerebral, Acarinhar, leva a cabo, entre hoje e amanhã, na Cidade da Praia, e no município de São Lourenço dos Órgãos, uma formação e treinamento para famílias com crianças e jovens com paralisia cerebral. A ideia é criar uma rede de voluntários comunitários para ajudar as famílias nestes cuidados.

Segundo a Presidente da Acarinhar, Teresa Mascarenhas, lidar com crianças e jovens com paralisia cerebral é muito desgastante, de modo que existe a necessidade de envolver a comunidade, pelo que esta formação visa reforçar as competências das famílias das redes comunitárias no sentido de prestarem uma melhor assistência.

Para Mascarenhas, a criação de uma rede de voluntários nas comunidades onde as crianças vivem, é uma forma de apoiar as famílias nos cuidados. 

Esta formação abrange cerca de 40 formandos entre Praia e São Lourenço dos Órgãos, mas a promessa é de “paulatinamente duplicar as formações entre as famílias”, e, caso houver interesse por parte das outras instituições e municípios, a mesma diz que ” estamos disponíveis, pois, o nosso objetivo neste momento é descentralizar o nosso trabalho”.

A formação e treinamento de  famílias, com crianças e jovens com paralisia cerebral, assim como de voluntários comunitários, acontece no âmbito do  projeto de Inclusão de crianças e jovens com deficiência neurológica e é financiado pelo instituto Marquês de Vale das Flores e cofinanciada pela União Europeia e Instituto Camões da Cooperação e para a língua portuguesa.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top