PUB

Política

Presidente da AN enaltece maturidade democrática do povo de Cabo Verde

O Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, que dirigiu a cerimónia de investidura do novo Presidente da República, José Maria Neves, enalteceu a maturidade democrática do país e disse que não há motivos para temer a coabitação política entre o Governo e o novo PR.

Autelino Correia afirmou que, num ambiente aquecido pelas vicissitudes inerentes ao período eleitoral, mas de notório civismo democrático, foi clara a vitória de José Maria Neves nas últimas eleições presidenciais.

“Tão clara que, poucas horas depois de se conhecerem os resultados provisórios, a maioria dos vencidos, com destaque para o segundo mais votado, reconheceu, publicamente, os resultados e felicitou o candidato vencedor”, relembrou, apontando para a maturidade democrática em Cabo Verde.

O chefe da casa parlamentar lembrou, por isso, que “a coabitação política não nos pode meter medo”.

A nossa tradição democrática de respeito pela Constituição, pela separação e interdependência de poderes, pelo funcionamento das instituições, aliada à cultura do diálogo e da procura de entendimentos e construção de consensos, pela solidariedade e lealdade institucionais, constituem pressupostos básicos para, na diferença e pluralidade, sem excessos nem omissão, com elevado sentido de estado, sabermos unir por Cabo Verde sempre”, declarou.

O presidente da AN recordou que, no período de cerca de um ano, os cabo-verdianos foram três vezes às urnas exercer o poder político através do voto: primeiro para eleger os seus representantes locais, segundo para eleger os deputados à Assembleia Nacional e, por último, para eleger o presidente da república.

“Foram novos momentos de prova de maturidade política e democrática dos cabo-verdianos que, no pluralismo e com respeito pela diferença, exercer o direito e dever cívico de voto”, afirmou, acrescentando que “a forma ordeira, justa e livre” como decorreram as eleições, é também sinal de efetivo funcionamento das instituições envolvidas, as quais endereçou uma palavra de apreço e reconhecimento.

Homenagem à Dona Nair

Austelino Correia felicitou José Maria Neves pela confiança que o povo depositou nele para o cargo de Presidente da República e augurou-lhe “saúde e os melhores êxitos no exercício das suas funções”.

O chefe da casa parlamentar quebrou o protocolo para render uma “justa homenagem” à Dona Nair, mãe de José Maria Neves, a quem descreveu como “uma heroína”.

“Através dela, homenagear todas as mulheres cabo-verdianas, aqui no país e espalhadas pelo mundo fora. Particularmente essas mulheres que, nos mais recônditos pedaços de terra, de forma quase sempre despercebida, personificam a verdadeira mulher cabo-verdiana: lutadora, resiliente, focada, audaz e de uma amor autêntico”, afirmou, sublinhando que a nação deve ter orgulho das nossas mulheres.

Ao presidente cessante, Correia desejou as “maiores felicidades na sua vida e de continuado vigor intelectual e disponibilidade pessoal para continuar a dar o melhor de si para o fortalecimento da nossa democracia, da cultura e defesa da Constituição e para o desenvolvimento de Cabo Verde”.

PUB

PUB

PUB

To Top