De hoje, a 12 de novembro, cerca de 120 profissionais da saúde vão participar numa ação de capacitação sobre gestão de estoque de medicamentos e produtos de saúde.
A formação é realizada pelo Secretariado Executivo do Comité de Coordenação do combate à SIDA, em parceria com o Ministério da Saúde e destina-se a 120 profissionais da saúde, médicos, técnicos de farmácia e farmacêuticos que trabalham nos domínios do VIH-SIDA, tuberculose e paludismo das ilhas de Santiago, Fogo, Brava, Maio, Sal, Boa Vista e São Nicolau.
Segundo a secretária executiva, Maria Celina Ferreira, o objetivo desta capacitação é de contribuir para a melhoria do sistema de aprovisionamento e estoque do programa , garantir a qualidade dos dados, assim como garantir o uso racional dos medicamentos.
Com isso espera-se o fortalecimentos da capacidade de resposta em gestão de estoque e planos de distribuição para as Delegacias de Saúde/Centros de Saúde do país, assim como o reforço do Sistema de Gestão e aprovisionamento de medicamentos e produtos de saúde e a melhoria do processo de recolha de informações sobre os efeitos dos medicamentos e a sua comunicação atempada ao Programa de Prevenção de Doenças de Transmissão Sexual, incluindo VIH/SIDA (PLDTS)/ERIS.
O evento tem lugar no Hospital Agostinho Neto, e insere-se no quadro do reforço das respostas nacionais de luta contra o VIH-SIDA e no âmbito do Programa “Investindo paro alcançar a eliminação do Paludismo e o Impacto contra T8 e VIH-SIDA em Cabo Verde”, financiado pelo Fundo Global.
C/Inforpress