Germano Almeida ganhou este fim de semana uma escultura junto ao Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este, Penafiel, em Portugal. Uma homenagem da Câmara Municipal de Penafiel, para eternizar, na região, as escrituras e pensamentos deste escritor cabo-verdiano e prémio Camões 2018.
Em mais um ato de homenagem ao escritor cabo-verdiano e Prémio Camões 2018, Germano Almeida, a Câmara Municipal de Penafiel, em Portugal, inaugurou este fim de semana a escultura em formato de um “busto” do autor, junto ao Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este, Penafiel.
Segundo uma nota de imprensa, “trata-se de um grande momento para o autor e para Cabo Verde uma vez que ajuda a internacionalizar a literatura cabo-verdiana”.
O acto de reconhecimento traduziu-se em um momento simbólico, que decorreu inspirado pela exibição do filme “O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo, numa adaptação à obra homónima de Germano Almeida, uma vez que aconteceu debaixo de vários guarda-chuvas, devido à chuva que se fazia sentir em Penafiel.
Emocionado
Germano Almeida que se encontra na região por ser o homenageado da 14ª edição do festival literário “Escritaria” ficou emocionado e “sem palavras” no momento do descerramento do pano.
A partir de agora, Germano Almeida, os seus pensamentos e os seus escritos vão ficar eternizados por várias ruas de Penafiel.
A cerimônia de homenagem contou com a presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que também se encontra na região no âmbito do festival literário que termina este domingo,31.
A “Escritaria”, festival literário, que arrancou no domingo,24, em Penafiel – Porto, Portugal, dedica-se a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa, com alusões nas mostras, exposições, arte de rua, teatro, música e apresentação de livros.