O governo pretende criar, ainda nesta legislatura, uma Escola Nacional de Administração Pública para formar e capacitar os servidores públicos, conforme anunciou a ministra de Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira.
A ministra fez o anúncio na abertura da primeira edição do Fórum dos Recursos Humanos (RH) de Cabo Verde e informou que a Escola Nacional de Administração Pública vai apostar na planificação de formações e conteúdos, de acordo com as necessidades dos colaboradores públicos.
Essas formações, segundo Edna Oliveira, vão dotar os recursos humanos das empresas das capacidades de lidarem com as situações emergenciais, tais como as que vivemos recentemente”, referindo-se aos efeitos da pandemia da covid-19.
“Isto por considerarmos que os técnicos e gestores dos recursos humanos e os líderes têm um papel de extrema importância na concretização deste compromisso”, apontou a ministra, desafiando os participantes deste fórum a debaterem sobre o tema da formação e da capacitação dos recursos humanos e dos agentes da administração pública.
O Fórum RH é uma conferência criada em 2018, em Moçambique, com o objectivo de reunir profissionais da área de recursos humanos e todos os gestores que contribuem para o desenvolvimento das suas equipas laborais.
Em 2020 expandiu para Cabo Verde e Angola, com foco em reunir a comunidade de profissionais de RH dos países de língua oficial portuguesa.
C/Inforpress