Miriam Medina apresenta nesta sexta-feira,29, o seu livro “Se causa dor não é amor”, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa. O lançamento sob a chancela da Livraria Pedro Cardoso Editora, está marcado para às 18h30.
“Se causa dor não é amor” relata na primeira pessoa, histórias de violência no namoro e tem o intuito de “revelar à sociedade cabo-verdiana a marca de agressividade e violência que envolve as relações afectivas entre os jovens”.
“São histórias fortes, com um certo requinte de crueldade, e que toda a sociedade civil deve pôr cobro a situação, de forma que, comportamentos agressivos não perpetuem nas suas vidas quando adultos”, refere sobre o livro, uma nota de imprensa enviada à nossa redação.
A obra conta com 12 relatos de jovens que viveram um relacionamento abusivo, recolhidos nas palestras sobre violência no namoro que lhe permitiu abordar mais de três mil jovens de todo o país.
Depois de lançado em Cabo Verde, “Se causa dor não é amor” chega esta sexta-feira,29, à Lisboa, com apresentação a cargo de Sara Lopes.
Sobre a autora
Miriam Medina é natural da ilha de Santo Antão e é mestre em Ciências Sociais, formadora de formadores, mediadora de conflitos e ativista social, dançarina e engajada em vários projectos sociais, entre as quais o grupo “Mon Na Roda”, que promove a inclusão de pessoas com deficiência física, através da dança desportiva em cadeira de rodas.
Foi nomeada “Mulher do Ano” na Gala Somos Cabo Verde, em 2016, com a atribuição do Prémio “ Africa is More”. Em 2019 venceu também o prémio Nacional de Direitos Humanos na categoria Ativista Social.