PUB

Covid-19

Há mais internamentos e óbitos em pessoas não vacinadas – diz Jorge Barreto 

Os concelhos com baixa taxa de vacinação têm sido os mais afetados pelo novo coronavírus, com mais internamentos e óbitos, segundo avançou ontem o Diretor Nacional da Saúde, Jorge Barreto. Essa fonte diz que estes dados comprovam a eficácia da vacinação na redução do número de casos e de casos graves da doença.

O Director Nacional da Saúde diz ainda que todas as quatro pessoas que se encontram internadas no país, estão sem nenhuma dose da vacina.

O município de Santa Catarina, no interior de Santiago, é a região do país com menor taxa de vacinação, porque “as pessoas não estão a aderir”, embora, de acordo com Jorge Noel Barreto, há vacinas disponíveis assim como postos prontos para receberem os interessados.

“Há evidências mais do que suficientes para que não tenhamos medo das vacinas, mas sim termos medo da covid-19”, apontou, ajuntando que as vacinas têm um “papel importante na protecção das pessoas”.

Assim, apelou aos cabo-verdianos a vacinarem-se, com vista a se protegerem contra a covid-19, já que a maior parte dos óbitos ocorridos nos últimos tempos, considerou Jorge Noel Barreto, aconteceu nos concelhos com uma taxa de vacinação mais baixa.

Segundo este responsável, Cabo Verde já aplicou quase 500 mil doses de vacinas contra covid-19 e “não se verificaram ocorrências de manifestações adversas graves”.

Neste momento, conforme disse, os concelhos onde mais de 70 por cento da população adulta, pelo menos, já está com a primeira dose, o impacto da covid-19 é “menor do que nos concelhos onde a taxa não está nesse nível”.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top