O PTS diz lamentar com “tristeza” o falecimento de José Augusto Fernandes, antigo presidente do partido, recordando o malogrado, que faleceu hoje na cidade da Praia, vítima de doença prolongada, como um homem “bom” e lutador pela “justiça e dignidade social”. O funeral é hoje, no Cemitério da Várzea às 17h30.
Num comunicado enviado à nossa redacção assinado pelo actual presidente do partido, Carlos Lopes (Romeu di Lourdes), o PTS diz que recebeu a notícia “com muita tristeza”, descrevendo José Augusto Fernandes como “um amante da justiça e da dignidade social, um cidadão trabalhador que à sua maneira deu o seu contributo para o desenvolvimento e democracia Cabo-verdiana, enquanto servidor público e líder político”, e que “entregou-se à política nacional de forma destemida, tranquila, pacífica e alegre”.
O partido diz sentir “muito esta perda”, pois, o Zé Augusto como era chamado, foi a “pedra fundamental para a continuidade do PTS em Cabo Verde e o seu firmamento aqui na Circulo de Santiago Sul, desde 2015”, altura em que se tornou Presidente.
“Esta perda não é somente dos seus familiares, sua mãe, esposa, seus os filhos e irmãos, para os quais endereçamos toda nossa força e solidariedade, mas também é uma grande perda para a atual direção do PTS, da Política Nacional e dos seus amigos”.
O PTS diz comprometer-se a “conservar, com ação e trabalho”, o “pensamento” do Zé Augusto, reforçando que “sempre” foi pela “justiça e a dignidade social, um homem bom, simples, um cidadão inteligente, pensador cabo-verdiano, que teve muitos desafios na vida, que sempre soube olhar para o outro com um olhar solidário, que viu na política um instrumento de deixar o mundo melhor, a vida mais justa e as pessoas mais felizes, que acreditou nas forças e vontades que tinha no PTS, onde lutou perseverantemente nos últimos anos da sua vida enquanto Presidente e um candidato incansável.
Recorde-se que José Augusto faleceu hoje aos 62 anos em sua casa na Zona de Terra Branca na madrugada do dia 25 de outubro de 2021.
O funeral foi Cemitério da Várzea, hoje, pelas 17h30.