Cerca de 30 ciclistas participaram neste domingo do passeio ciclístico para levar a mensagem de prevenção do cancro da mama às comunidades mais distantes de ilha.
Organizado pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), o “Pedalada Outubro Rosa” arrancou por volta das 7 horas da manhã, em frente ao Centro de Estágio do Mindelo, rumo às localidades situadas fora da cidade.
Segundo o técnico do IDJ, Admilson Monteiro, a adesão deveria estar à volta de 30 ciclistas, mas, esperavam encontrar outros ao longo do percurso, que inclui zonas como Pedra Rolada, Lameirão, Salamansa, Norte de Baía, Calhau, Ribeira de Calhau e por fim cidade do Mindelo.
“Mas, mesmo com 20 ou com 100 a ideia é fazer este evento ser um sucesso, mediante a mensagem que pretendemos passar ao longo do caminho”, sustentou Monteiro.
Além do IDJ, o evento teve como parceiros a Liga Contra o Cancro, a Delegacia de Saúde, a Polícia Nacional e os Bombeiros, visando consciencializar “da melhor maneira” os moradores sobre a prevenção contra o cancro da mama.
Segundo Admilson Monteiro, optou-se por um trajeto que passou fora da cidade para levar a palavra às comunidades onde, normalmente, as mensagens do tipo, chegam mais tarde. Mas, desta vez, de bicicleta, uma forma diferente do habitual.
A realização da atividade partiu de uma ciclista, que propôs ao IDJ para assinalar o mês de outubro, mês de combate ao cancro da mama, daí a esperança de ver aumentar a participação feminina em outras edições já programadas para os próximos anos.
“Esperemos que as mulheres estejam mais sensibilizadas no próximo ano a dar uma pedalada e vir connosco”, exaltou o técnico da IDJ, referindo a maior participação de homens nesta primeira edição da “Pedalada Outubro Rosa”.
Há muitos anos sensibilizada pela causa da luta contra o cancro, a Associação de Ciclismo de São Vicente também esteve presente no evento.
“[O cancro] é algo que atinge a todos nós, independentemente de qual classe, qual desporto que se pratica, estamos aqui para abrilhantar e passar a mensagens a mais pessoas, para que o pessoal possa precaver-se”, sustentou o presidente, Hernâni Lopes, adiantando ter levado também ciclistas com menos de 18 anos para que cedo possam consciencializar-se e também informar as namoradas, familiares e colegas.
C/Inforpress