O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, instou hoje os cabo-verdianos a irem votar para escolherem o seu sucessor, e assim combater a provável elevada taxa de abstenção.
“Acabei de votar, exerci o meu direito de escolha do novo Presidente da República. É uma escolha muito importante para o País, portanto espero que todos estejam em condições de votar na certeza de que nós estamos num processo de construção e aperfeiçoamento de uma democracia pluralista”, afirmou, apelando a todos a irem votar por forma a combater a provável elevada taxa de abstenção.
O resultado destas eleições, com um número de candidatos recorde, disse, vai depender dos cabo-verdianos.
“O que eu espero hoje, tratando-se de uma eleição com muitos candidatos, competitiva, onde há incerteza quanto ao vencedor final é natural que muita gente venha participar para escolher o mais alto representante de Cabo Verde”, disse.
O mesmo fez estas declarações à imprensa, após exercer o seu direito de voto esta manhã no Instituto Universitário de Educação (IUE), no bairro de Achada Santo António.
Essa fonte disse ainda que os cabo-verdianos têm-se mostrado ao longo de décadas “muito sábios” na escolha dos seus representantes, perspectivando que todos estejam em condições para exercer o seu direito de voto.
Instado sobre a possibilidade de haver uma segunda volta nas eleições presidenciais deste domingo, 17,Jorge Carlos Fonseca avançou que os cenários já foram estabelecidos com o presidente da Assembleia Nacional.
“Já me encontrei com o presidente da Assembleia Nacional, estabelecemos os cenários de tomada de posse na hipótese de tudo se decidir hoje e o cenário das coisas se decidirem a 31 de Outubro. Portanto, eu serei o Presidente em exercício, exercerei as minhas funções cabalmente até ao dia da tomada de posse do novo presidente”, garantiu.
Jorge Carlos Fonseca fez dois mandatos como Presidente da República e poderá, tal como todos os cabo-verdianos, ficar a saber hoje à noite, quem será o seu sucessor.
C/Inforpress