A afluência às urnas na Cidade Velha, Santiago, decorria na normalidade na manhã deste domingo, 17, dia em que os cabo-verdianos elegem o novo Presidente da República.
Por volta das 10h00 da manhã, altura em que a nossa equipa esteve no terreno, a votação em Ribeira Grande de Santiago decorria dentro da normalidade, embora com pouca afluência às urnas.
Um cenário considerado normal pelos presidentes das mesas de voto, ouvido pelo A NAÇÃO online, tendo em conta que, geralmente, a maioria das pessoas deixam para votar na parte da tarde, com maior afluência ao final do dia, conforme atestam experiências com pleitos eleitorais anteriores.
No município estão inscritos, de acordo com dados da CNE referentes ao ano de 2020, um total de 6474 eleitores.
A nível nacional estão inscritos 398.864 eleitores, sendo 342.777 no território nacional e 36.970 no conjunto dos países que integram a diáspora, que dispõem de 1.053 mesas de voto nos círculos nacionais e 243 no estrangeiro.
Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista.
À eleição para o Presidente da República, que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.