PUB

Política

Presidenciais/Praia: Achadinha e Bairro Craveiro Lopes com boa afluência às urnas nas primeiras horas

As assembleias de voto em Achadinha Cima e Bairro Craveiro Lopes registaram uma boa afluência de pessoas que priorizaram a ida às urnas, entre os seus afazeres deste domingo,17. As oito mesas em Achadinha Cima e 4 no Bairro, abriram por volta das 7h, e sem quaisquer constrangimentos.

Por volta das 7 horas e poucos minutos, a maioria das seis mesas de voto na Escola Secundária Regina Silva, em Achadinha, já tinham sido abertas para a votação.

Minutos depois, as pessoas começaram a chegar para exercerem nas primeiras horas do dia, o seu direito, neste dia em que o país elege o novo Presidente da República.

Diferente das eleições anteriores, a assembleia de voto situada em Achadinha Cima não registou quaisquer constrangimentos, apesar da presença constante visível de “boca-de-urna”.

Ao todo, são seis mesas de votos na Escola Secundária Regina Silva e duas no jardim infantil, ao lado, com cerca de 3240 inscritos, no total.

Mesma afluência no Bairro Craveiro Lopes

Não muito diferente de Achadinha, às urnas na escola Quintino Lopes, no Bairro Craveiro Lopes, não tardaram a abrir-se para receber os votos de um número significativo de cidadãos que foram fazer as suas escolhas antes das 9 horas. O local conta com 4 mesas de voto.

Capelinha sem movimentação

Já na Escola da Capelinha, na Fazenda, que desta vez, possui apenas uma mesa de voto, com 269 inscritos, registava por volta das 8 horas, pouca movimentação de pessoas.

No entanto, a urna abriu por volta das 7 horas, ao dispor dos eleitorados.

Para além de alguns agentes da Comissão Nacional das Eleições e da Polícia Nacional, estão também no terreno militares “vestidos de CNE” que estão a apoiar o processo eleitoral, fazendo cumprir as regras sanitárias de contenção à covid-19, entre outras logísticas.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista.

A eleição para o Presidente da República, que irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top