“Sodade” é o título de uma série portuguesa de ficção sobre a diva dos pés descalços, Cesária Évora. O início de gravação está previsto para 2022. A série produzida e realizada por Hugo Diogo, vai ser protagonizada pela cantora cabo-verdiana Eliana Rosa.
A série é uma produção da Lanterna de Pedra Filmes, que anunciou ontem, que se trata de uma série de ficção musical, inspirada na vida e percurso artístico da cantora cabo-verdiana, Cesária Évora.
Estão previstos oito episódios, e o projeto será realizado por Hugo Diogo, com a colaboração do realizador francês Alain Gomis, pré-indicado ao Óscar em 2018 com o filme “Felicité“, na categoria de melhor filme internacional.
Filmada entre Mindelo, Lisboa e Paris, “Sodade” pretende contar a história da diva dos pés descalços, desde que nasceu até à morte.
O papel de Cesária Évora será interpretado por Eliana Rosa Lopes, uma jovem atriz que ganhou o concurso “Todo o mundo canta“.
As gravações de “Sodade” estão previstas iniciar no primeiro trimestre de 2022, e as filmagens vão ser realizadas em Lisboa, Mindelo e Paris.
Recorde-se que Cesária Évora nasceu em 1941, na cidade do Mindelo, São Vicente, e viria a falecer a 17 de dezembro de 2011 vítima de “um acidente vascular e cerebral”. Fica para a história como a grande embaixadora da música de Cabo Verde lá fora, tendo conquistado fãs nos quatro cantos do mundo, em várias línguas, pelos palcos onde passou.
C/C7NEMA