Em jornada de campanha na ilha do Fogo, o candidato a Presidente da República, Casimiro de Pina, defendeu que a ilha do vulcão deve ser integrada no roteiro internacional de turismo científico, uma vez que este é o ponto mais alto do oceano atlântico.
O candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro Casimiro de Pina chegou na terça-feira,12, à tarde, à ilha do Fogo, onde foi recebido, em clima de festa por familiares e amigos que declararam o seu voto ao “menino que nasceu na terra do vulcão”.
A “jogar em casa”, no meio das suas gentes, Casimiro de Pina empolgou-se e deu “nova dinâmica” a sua campanha percorrendo ruas de São Filipe, logo à sua chegada, para apresentar-se como candidato e falar do seu projecto de Presidência da República, tendo sempre o cumprimento da Constituição como o seu bastião na corrida a estas presidenciais.
Entre outras questões prementes para o Fogo, Pina abordou a questão do turismo , apelando que é preciso diversificar os segmentos do turismo nacional.
“Temos de lutar por algo mais do que o turismo de sol e praia. E Fogo tem grandes potencialidades para o turismo de natureza e histórico”, defendeu, considerando que, caso esta ideia seja aprovada, estaria a contribuir na “criação de prosperidade” para Cabo Verde.
Ligações à diáspora
Caso eleito, à população do Fogo Casimiro prometeu promover debates e contribuir para uma discussão “profunda” em torno desta ilha e do seu desenvolvimento, em termos do turismo científico, prometendo ser uma voz “ativa, forte, na esfera pública, defendendo os interesses da ilha e de Cabo Verde, em geral”.
Pina defendeu ainda uma ligação entre a ilha e a diáspora, em especial com os Estados Unidos da América, pois considera ser “extremamente importante, no futuro, que tenhamos de conectar a ilha com os Estados Unidos” e, assim, “tirar proveito de tudo quanto nos pode oferecer a nossa diáspora, pois, ela não deve ser apenas fonte de envio de dólares, mas é bom saber que temos pessoas altamente qualificadas, também”, defendeu.
Pina espera que a ilha do vulcão volte a ocupar a posição que dantes teve no plano de desenvolvimento nacional.
14º dia campanha segue nos Mosteiros
Nesta quarta-feira,13, o candidato vai estar no município dos Mosteiros, lugar onde nasceu para o contato com o eleitorado e pedir o voto de confiança na sua candidatura.
Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.
A eleição para o Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
C/Inforpress