“Mais um momento mágico”. É assim que o candidato às eleições presidenciais, José Maria Neves, descreve a sua passagem pela ilha da Boa Vista, onde esteve em campanha esta sexta-feira. Neves mostra-se convicto, por isso, na Victoria do dia 17 de Outubro.
“Quero agradecer-vos, mais uma vez, pela vossa presença, pela vossa amizade. Podem acreditar que vou daqui mais forte e estou a sentir que vamos ganhar estas eleições. Não sei qual é a margem, mas a Boa Vista já nos deu a vitória no dia 17”, reiterou, no final do comício realizado na noite de sexta-feira, em Sal Rei.
Combater a abstenção
Admitindo, por outro lado, que a abstenção poderá ser um “grande adversário”, já que, conforme explicou, as pessoas estão desacreditadas da política e dos políticos, Neves pediu um voto na sua candidatura, para que possa ser “o primeiro Presidente da República pedagogo e resgatar a nobreza na política”.
“O Jogo político em Cabo Verde é um jogo sujo, feio. O adversário quer jogar de forma bruta para lesionar o adversário e colocá-lo fora do campo. Nós queremos um outro jogo político em Cabo Verde. Um jogo político que cada um joga de acordo com as suas ideias e capacidades”, explicou.
Investimentos
Por seu lado, o atual edil boa-vistense, Cláudio Mendonça, frisou, a visão e capacidade realizadora de JMN, considerando que, não fosse essa mesma visão e os investimentos feitos, com a pandemia que afeta, e de que maneira, a ilha, a situação poderia ser muito pior.
Na mesma linha, a mandatária pelas mulheres da Boa Vista, Denise Évora, enumerou alguns dos investimentos feitos na ilha pelos governos de José Maria Neves e, frisou a “sensibilidade” do candidato para os assuntos da mulher e empoderamento da classe feminina.
Na manhã deste sábado o candidato continua a sua visita a algumas localidades do município, antes de regressar para a capital do país, onde tem um encontro e debate com jovens. O mesmo será transmitido nas redes sociais. José Maria Neves termina o dia com um comício, no bairro de Achadinha.
Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista.
A eleição para o Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.