O sérvio Ljubomir Obradovic é o escolhido pela Federação Cabo-verdiana de Andebol para orientar a seleção nacional sénior masculina no CAN’22.
O técnico sérvio de 67 anos sucede assim a José Tomás nos comandos da seleção nacional que disputará o campeonato africano da modalidade em janeiro próximo em Marrocos.
Ljubomir Obradovic tem um vasto currículo no andebol europeu, nomeadamente em Portugal, onde primeiro destacou-s Belenenses, clube em que venceu um campeonato nacional. Mais tarde, no FC Porto venceria mais seis títulos nacionais, entre 2009 a 2015.
Atualmente, o técnico comanda o Artística de Avanca, clube que milita na primeira divisão do campeonato português, cargo que irá acumular com o de selecionador nacional de andebol masculino.
Um dos objetivos do novo técnico principal de Cabo Verde será terminar entre cinco primeiros classificados do CAN’22, o que dá acesso direto ao campeonato mundial da modalidade que se realiza em 2023, na Polónia.
Esta será a segunda presença consecutiva da seleção nacional no torneio continental. Recorde-se que no CAN’20, na Tunísia, a equipa cabo-verdiana fez história ao assegurar o quinto lugar o que garantiu a participação no mundial de 2021, no Egito.