PUB

Santiago

Praia regista surto de Conjuntivite 

As autoridades sanitárias têm constatado um aumento de casos de conjuntivite na cidade da Praia e concelhos próximos. Maria da Luz Lima, presidente do INSP,  confirma o surto, mas ainda não se sabe se se trata de uma infeção viral ou bacteriana.

“Depois de ser considerado um surto, vamos agora trabalhar na questão de comunicação, para informar às pessoas o que fazer para não haver mais infecções, ou seja, são um conjunto de medidas preventivas que estamos a preparar para partilhar com a população”, precisou a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública.

Esse surto de conjuntivite, conforme explicou a presidente do INSP, por ser de etiologia viral, é, por isso, altamente contagioso e com alto poder de disseminação.

No entanto, o director do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Domingos Teixeira, esclarece que laboratorialmente não há ainda como provar se este surto de conjuntivite é de origem viral ou bacteriana. Entretanto, amostras já foram enviados para o exterior para analisar a tipologia do surto.

“Tem acontecido em vários concelhos e na Cidade Praia tem havido mais casos”, informou Domingos Teixeira, lembrando que o surto de conjuntivite normalmente acontece em períodos mais quentes.

A conjuntivite é uma doença que agride a parte mais superficial do olho, a conjuntiva. A inflamação pode ocorrer por vírus, bactéria ou mesmo em decorrência de alguma alergia.

C / Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top