O Presidente do Fórum Ribeira das Patas, em Santo Antão, Nilton Évora, defende a criação do Município da Ribeira das Patas, sob risco do concelho de Porto Novo perder a sua população, daqui a algum tempo.
Nilton Évora considera que já é o momento de se criar o município de Ribeira das Patas, porque do contrário “daqui a 10 ou 15 anos, o interior do Porto Novo vai ficar sem a sua população. O interior em si está parado no tempo, há muitos anos”.
Évora considera que já é o momento de “mudar a mentalidade das pessoas do interior do Porto Novo” e mostrar que, agora. é mais do que o tempo de Ribeira das Patas “tomar o seu rumo”, visando o desenvolvimento das comunidades rurais, uma vez que Ribeira das Patas é o segundo maior centro populacional do Concelho de Porto Novo.
O Presidente do Fórum assegura que Porto Novo “tem todas as condições para avançar para um novo município”, se dividindo em dois, uma vez que ele alberga mais de dois terços da população da ilha das Montanhas.
“Temos todas as condições para avançar para um novo município. Não temos infraestruturas na vila de Ribeira das Patas, e no interior em geral, mas temos recursos humanos que são essenciais para o desenvolvimento de qualquer lugar. Temos quadros superiores e técnicos em quase todas as áreas” afiança Évora.
Recorda ainda que há muito tempo que a população de Ribeira das Patas espera por um centro de saúde, posto policial, campo de futebol relvado, uma agência bancária ou então uma caixa ATM e salienta que “são coisas que, podemos dizer, trazem desenvolvimento”.
“Quanto ao posto policial quase toda a população do interior do Porto Novo pede este serviço”, alerta.
É de notar que a ideia da criação do município de Ribeira das Patas, no Porto Novo, foi apresentada, pela primeira vez, em 2015, por quadros desta localidade
C/Inforpress