O PAICV defendeu hoje a isenção total da taxa de IVA sobre a água e a eletricidade, pois considera que desta forma todas as famílias estariam a ser beneficiadas e não apenas as que se encontram incluídas no Cadastro Social Único.
O Presidente interino do PAICV, Rui Semedo, em reação ao anúncio da redução da taxa do IVA para a água e a eletricidade feita pelo Governo, considera que neste momento faz todo o sentido isentar o IVA do preço da água e da eletricidade, uma vez que são dois bens de primeira necessidade.
“Tendo em conta o contexto da crise, e o aumento do preço de vários produtos de consumo de primeira necessidade, a degradação da situação de vida das famílias e de uma perda acentuada do poder de compra, a decisao mais acertada seria considerar a energia e a água como bens essenciais e incluí-las nos grupos dos produtos com isenção total do Iva” afirma semedo Semedo.
Pois, considera que, desta forma, todas as famílias estariam a ser beneficiadas das medidas adotadas pelo Governo e não apenas aquelas inscritas no cadastro social.
No que diz respeito ao Imposto Único sobre o Rendimento (IUR), Semedo considera que as medidas anunciadas pelo Governo não deixam claro “se pretende beneficiar apenas as empresas ou alargar para as pessoas singulares”.
Deste modo, afiança que o Partido que representa defende “a reanálise do IUR sobre as pessoas coletivas e singulares para melhorar a competitividade das empresas e cuidar do rendimento das famílias ”.
Semedo relembrou que quanto à proposta da alteração do IVA na eletricidade, vem sendo feito pelo seu partido há muito tempo e de forma recorrente e que sempre teve voto contra de todos os outros partidos com assento parlamentar, e acusa o Governo de não as ter aceitado por terem sido apresentadas pela oposicao.
C/RCV