A Rede de Mulher, Jovem, Paz e Segurança do Espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ociental (CEDEAO), inicia hoje, 21, e com a duração de uma semana, uma campanha para celebrar o dia internacional da paz.
Celebrado este ano sob o lema “Recuperar para um mundo mais equitativo sustentável”, a Vice Presidente da Rede Mulher, Jovem,Paz e Segurança, Vicenta Fernandes explica que esta campanha vai decorrer a nível das escolas e comunidades e visa sensibilizar as pessoas para a necessidade de se promover a paz no mundo e a sã convivência social.
Fernandes afirma ainda que esta campanha, cuja duração prevista é de uma semana, vai ser difundida nas redes sociais e nos diferentes mídias do país, visando sobretudo “resolver o problema da falta de segurança e paz, assim como envolver a sociedade civil nesta tematica”.
Fernandes afirma que em Cabo Verde, apesar da ausência de conflitos armados, a nível social a situação não é muito boa, pelo que apela a um trabalho conjunto envolvendo a sociedade civil e as diversas instituições do Estado, a fim de devolver a tranquilidade e a paz social.
Nesse sentido, defende a criação de uma estratégia nacional, envolvendo o Governo e a Sociedade Civil para que se possa promover uma cultura de paz, segurança e equidade.
C/RCV