Residentes e turistas da Ilha espanhola de La Palma, nas Canárias, assistiram, domingo, ao começo da erupção do vulcão “Cumbre Vieja”. Milhares já foram tranferidos para abrigos improvisados.
“Cumbre Vieja” expele lava que flui em direcção às casas de aldeias do Sul da Ilha de La Palma.
O portal pt.euronews.com reporta, na manhã desta segunda-feira, 20, que mais de cinco mil pessoas foram já deslocadas para abrigos improvisados, sendo criada uma zona de exclusão.
A lava começou por ameaçar as povoações de Jedey e El Paraíso, no Município de El Paso, mas às 17 horas locais de domingo foi emitido um “alerta vermelho” para os municípios de Tazacorte, El Paso, Fuencaliente, Mazo e Los Llanos de Aridane, uma área com perto de 35 mil residentes.
Nestes municípios, as escolas estarão encerradas esta segunda-feira, 20.
O Primeiro-Ministro Espanhol, Pedro Sánchez, alterou a agenda: em vez de voar para Nova Iorque (nos estados unidos da América), no domingo, como estava previsto, foi a La Palma para conversações com o Governo das Ilhas Canárias, sobre a gestão desta Emergência.
“Tudo está a correr de acordo com o planeado, e, portanto, o mais importante é garantir a segurança dos cidadãos de La Palma, que podem ser afectados pela erupção”, garante Sánchez.
A Ilha de La Palma estava em alerta para uma possível erupção, desde o dia 11 de Setembro, tendo registado até mil terramotos, só nos últimos cinco dias.
Segundo os sismólogos, a situação evoluiu com muita rapidez. Após a primeira explosão, o magma provocou duas fissuras eruptivas, com duas bocas de onde saía lava, mas, poucas horas depois, já eram sete.
Os sismólogos espanhóis dizem que o Vulcão poderá permanecer activo durante meses.
Lembrete
A última vez que “Cumbre Vieja” esteve em actividade foi em 1971.
Canárias é uma das Regiões Autónomas do Reino de Espanha. Com uma área de sete mil 447 quilómetros quadrados, fica na África e pertence à regiaão da Macaronésia, juntamente com Cabo Verde, Açores e Madeira.