A seleção cabo-verdiana sénior feminina de basquetebol estreou-se com uma derrota diante das quenianas (61-58), no campeonato africano da modalidade que de decorre nos Camarões.
Cabo Verde entrou a perder no AfroBasket’21 ao ser derrotado, esta noite, pelo Quénia por 61-58, no jogo de estreia da seleção nacional, disputado no Complexo Desportivo Multiusos de Yaoundé.
A seleção queniana entrou com um ligeiro ascendente sobre as cabo-verdianas no primeiro período (16-12). No segundo quarto as comandadas do selecionador “Zola” Moreira conseguiram superiorizar-se às adversárias, chegando ao intervalo a vencer por cinco pontos (33-28).
No regresso do intervalo o Quénia conseguiu reduzir a desvantagem que trouxe do segundo quarto, ainda assim Cabo Verde fechou o terceiro período a vencer por três pontos (44-41).
O último período foi o mais equilibrado da partida com as duas equipas estarem empatadas a 56 pontos à entrada para os últimos dois minutos.
Contudo, nos segundos finais a maior experiência das quenianas veio ao de cima e fecharam o encontro com uma vitória por três pontos de vantagem.
Quem viu o jogo, notou que Cabo Verde pecou por exagero de tentativas de lançamentos de três pontos, sem sucesso, em vez de apostar em diferentes tipos de lançamentos mais seguros, perto da tabela, que podiam ter segurado a vitória.
Em campo, destacaram-se Omela Livramento e Jade Leitão e Joseane Vaz.
Recorde-se que na partida inaugural do Grupo A, disputada neste sábado, a seleção da casa, os Camarões, que hoje ficou de fora, venceu o Quénia (74-50) e divide a liderança do grupo com o Quénia ambos com uma vitória.
A seleção nacional volta a jogar já esta segunda-feira (20), às 15h00, contra os Camarões a contar para a segunda jornada do Grupo A.