PUB

Desporto

Campeonato africano de basquetebol feminino arranca hoje e Cabo Verde estreia amanhã

Doze seleções africanas disputam, a partir deste sábado, em Yaoundé, nos Camarões, o troféu do AfroBasket Feminino da Fiba, que se realiza de 18 a 26 do corrente. Cabo Verde entra em cena este domingo frente ao Quénia.

O Complexo do Desportivo Multiusos de Yaoundé recebe hoje quatro jogos, entre eles a partida inaugural do campeonato africano de basquetebol feminino (AfroBasket) que coloca frente a frente o Senegal e a Guiné Conacri (Grupo C),  a partir das 09h00 da manhã.

Doze seleções nacionais estão divididas em quatro grupos de três cada, sendo que os vencedores de cada grupo avançam automaticamente para os quartos-de-final. 

As restantes oito seleções jogarão uma ronda de qualificação para completar o quadro dos quartos-de-final. Os vencedores desta fase avançam para as meias-finais, enquanto os derrotados jogarão os jogos de classificação do 5.º ao 8.º lugar.

Os jogos de classificação para o terceiro lugar e a final serão disputados no último dia de competição no próximo domingo, 26 de setembro.

O Grupo A é constituído pelas seleções dos Camarões, de Cabo Verde e do Quénia, a poule B é composta pela Nigéria, Moçambique e Angola, o Grupo D é formado pelos combinados nacionais do Senegal, da Guiné Conacri e do Egipto, ao passo que o Mali, a Tunísia e a Costa do Marfim integram o Grupo D.

Cabo Verde estreia este domingo contra o Quénia

Esta é a segunda vez consecutiva que o basquetebol feminino nacional classifica-se para o AfroBasket da Fiba após a última participação em 2019.

As comandadas de António “Zola” Moreira estreiam-se, amanhã, dia 19, às 18 horas de Cabo Verde, diante das quenianas.

Para o AfroBasket’2021, “Zola” Moreira convocou as atletas Jade Leitão, Indira Évora, Analeesia Fernandes, Joseana Vaz, Arlia Almeida, Monalisa Mendes, Jéssica Vaz, Juvelina Bento, Vandell Andrade, Aylin Pires, Ornela Livramento e Maria “Tchumamai” Correia.

PUB

PUB

PUB

To Top