O Vulcão “Cumbre Vieja”, localizado no Arquipélago das Ilhas Canárias, pode entrar em erupção nos próximos dias ou semanas. A última vez que houve actividade vulcânica na Região foi em 1971.
A Comissão Científica do Plano Especial de Protecção Civil e Atenção a Emergências por Risco Vulcânico (Pevolca) – avança o portal tecmundo.com.br -, elevou o nível de alerta de actividade vulcânica na Região para amarelo, por conta do rápido aumento da ocorrência de terremotos e actividades sísmicas nos últimos dias.
O Governo das Canárias afirma que os movimentos sísmicos na Ilha de La Palma começaram a se intensificar no passado sábado, 11.
Desde então, a intensidade dos abalos vêm aumentando e atingiram uma magnitude superior a três, na terça-feira, 14.
O sinal amarelo é o segundo nível de quatro existentes. Nele, a população é orientada a se manter em “estado de atenção” para uma possível mudança de situação na actividade vulcânica e sísmica.
Os cidadãos devem manter planos pessoais de evacuação, em caso de emergência, com a preparação de uma pequena mochila, contendo celular com carregador, medicamentos e documentação.
A última vez que “Cumbre Vieja” esteve em actividade foi em 1971.
Canárias é uma das Regiões Autónomas do Reino de Espanha. Com uma área de sete mil 447 quilómetros quadrados, fica na África e pertence à regiaão da Macaronésia, juntamente com Cabo Verde, Açores e Madeira.