A implementação de bibliotecas em Santo Antão é um dos principais objectivos da Associação Literária de Santo Antão (ALSA). Em Porto Novo, a ALSA entende que uma Biblioteca Municipal faz falta e incentiva a edilidade a apostar na criação deste espaço.
Porto Novo aguarda uma Biblioteca Municipal há décadas e é um dos poucos municípios de Cabo Verde sem este espaço.
Kélvis Veríssimo, presidente da ALSA, acredita que o município já merece uma infra-estrutura do tipo, que seria “um grande ganho” para os agentes da Cultura.
Porém, a Autarquia garante que a Biblioteca Municipal é uma das infra-estruturas culturais em carteira para este mandato (2020/2024), devendo o projecto começar a ser materializado, dentro de pouco tempo, como forma de fomentar o hábito de leitura neste município.
O Executivo, num recente encontro com a Associação Literária de Santo Antão, reiterou a intenção de avançar com a criação da Biblioteca Municipal, numa parceria com a Associação portuguesa “Junt’Amor”, que já iniciou o processo de recolha de livros.
Para já, o que está previsto no quadro do Plano de Actividade da Autarquia é a criação de uma Sala de Leitura.
Os porto-novenses esperam pela concretização do Projecto da Biblioteca Municipal desde 1992, quando se iniciaram as obras de construção do edifício, que estão suspensas há, pelo menos, duas décadas.
C/Inforpress