PUB

Política

“O estado da democracia é bom”-PR

O Presidente da Républica considera que a Democracia, em Cabo Verde, já passou por várias provas e conseguiu resultados satisfatórios, o que faz com que a Democracia caboverdiana seja vista com bons olhos.

Jorge Carlos Fonseca falava a propósito do Dia Internacional da Democracia, celebrado esta quarta-feira, 15.

“Ela já esteve sujeita a provas variadas, já tivemos várias eleições durante estes 30 anos de Democracia, em contextos diferentes, então, digamos que os resultados são muito satisfatórios num país cuja maturidade democrática é reconhecida nas várias instâncias internacionais”, congratula-se.

Para o Presidente da Républica o processo democrático em Cabo Verde “é irreversivel”, onde “para a maioria dos caboverdianos o único critério que ligitima o exercício do poder político é o voto”, neste sentido considera que a democracia “é boa”.

Fundamentais

JCF concorda que a Democracia vai para lá da realização de eleições regulares e transparentes, mas admite que são fundamentais para a subsistência.

“Não há democracia sem eleições periódicas, regulares e livres, portanto, isto é um presuposto indispensável para firmar uma Democracia pluralista. Naturalmente, que há outros ingredientes, como a liberdade de imprensa, a liberdade crítica, a pluralidade de fontes de informação e uma sociedade cívil capaz de funcionar como uma instância informal de fiscalização dos poderes, isso é indispensável”, faz saber.

O Dia Internacional da Democracia representa a adoção pela União Interparlamentar para a Declaração Universal da Democracia em setembro de 1997. Instituido pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 15 de setembro de 2007, o Dia Internacional da Democracia visa sobretudo promover a democratização e a observação dos direitos e liberdades.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top