O ministro do Desporto considera que o país “já está preparado para a abertura de atividades desportivas internas”, pelo que aguarda pela definição, de cada federação desportiva, quanto ao momento para a retoma efetiva da sua modalidade.
Carlos Monteiro, que tutela a pasta Desporto, disse, na última terça-feira, 14, que aguarda que as federações enviem as necessidades levantadas no terreno, para perceber a nível material e das condições logísticas e o quadro financeiro, para poder garantir a retoma efetiva em todas as modalidades.
O governante recordou que a retoma foi analisada em conjunto com todas as organizações desportivas. Além disso, ficou firmado o compromisso para a criação de condições concretas, mediante a definição de cada uma das federações.
“É um trabalho conjunto. O Governo através do Instituto do Desporto e da Juventude tem estado a fazer o seu trabalho, preparação para garantir esta retoma, e as federações estão, neste momento, também, a perceber qual é o melhor ‘timing’, para, umas, continuar e dar por finda a época desportiva 2020/21 e, outras, perceber o ‘timing’ para o início da época 2021/22”, explicou.
Tanto num caso como noutro, avançou, o Governo estará ao lado para garantir estas condições.
As federações desportivas nacionais decidiram, por unanimidade, pelo cancelamento de todas as competições desportivas referentes à temporada 2019/20, em maio de 2020, como medida de segurança sanitária.
Apesar de várias tentativas para a retoma das provas oficiais internas, sobretudo a nível futebolístico, as provas oficiais voltaram a ser suspensas em todas as ilhas, com o aumento de casos testados positivos à covid-19 nos clubes, com a maioria dos campeonatos regionais 2020/21 suspensos na fase decisiva.
C/Inforpress