O Liceu Domingos Ramos foi elevado a Património Nacional de Cabo Verde. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 13, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante a cerimónia de abertura do ano lectivo 2021/2022.
“Pela sua importância histórica e patrimonial, originalmente Liceu Nacional da Província de Cabo Verde, enquanto edifício foi inaugurado em 1960 e conta a história de várias gerações de cabo-verdianos, merece, além de ser património, uma grande homenagem”, afirmou o governante.
O Liceu Domingos Ramos, escola de ensino secundário da cidade da Praia, é um dos estabelecimentos de ensino mais tradicionais do país, responsável por formar grande parte de quadros intelectuais cabo-verdianos.
História
Antes Liceu da Praia, foi inaugurado em Junho de 1960, pelo Governador da Província, integrado nas festividades do V centenário da descoberta de Cabo Verde, criada pelo art. 3º, do Decreto nº 43.158, de 8 de setembro de 1960.
Foi o primeiro edifício construído para albergar o Liceu Adriano Moreira, conquistando assim a sua autonomia em relação ao do Mindelo.
Com a Independência nacional deixou de ser um liceu construído na província de ultramar, para ser a escola secundária de um país livre e independente.
A sua elevação a Património Nacional de Cabo Verde foi publicada ontem no Boletim Oficial.
C/ Inforpress