PUB

Sociedade

Prevenção do suicídio: Djam Neguim e Batchart lançam campanha “Se kel k bo ê”

Os artistas Djam Neguin e Batchart lançaram a campanha “Se kel k bo é” para assinalar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A iniciativa pretende passar uma mensagem de aceitação, amor próprio e de encontrar um propósito.

Djam Neguin, citado pela Inforpress, no âmbito do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que se assinala hoje, 10, ressaltou que a prevenção do suicídio deve ser realizada de “forma multidisciplinar, com cuidado e atenção”.

Foi neste sentido que surgiu a música “Se kel k bo é – Setembro Amarelo”, em parceria com o artista Batchart.

“Queríamos, através da música, passar uma mensagem para os jovens, (…) de aceitação, amor próprio, de encontrar um propósito”, afirmou o artista.

A composição fala, segundo diz, da auto-aceitação e apela às pessoas a terem um equilíbrio “mental e emocional necessário para poderem ultrapassar o desafio de vida”.

Djam Neguim ressalta que durante a pandemia muitas pessoas deixaram de trabalhar, factor que pode contribuir para o desenvolvimento de depressão e transtornos mentais, pelo que este foi o momento ideal para fazer um acasalamento entre a campanha, “Setembro Amarelo” e “Sê kel ki bu é”.

Saúde mental

Para Batchart, a música tem a ideia de chamar atenção das pessoas sobre a saúde mental e a sua importância no seu todo.

Enquanto artistas, tentam usar a arte da forma mais abrangente possível, e com linguagem diferente para falar sobre a saúde mental.

“Setembro Amarelo” começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Já o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objectivo de prevenir o acto do suicídio, através da adopção de estratégias pelos governos dos países.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top