O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, vai ouvir esta sexta-feira, 10, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sobre o aumento do preço da eletricidade, anunciado na ordem dos 37%.
Jorge Carlos Fonseca considera o aumento no preço da eletricidade de “muito grande” e, é neste sentido que vai ouvir o governo, no encontro semanal com Ulisses Correia e Silva, mesmo sendo uma decisão da agência reguladora.
O Chefe de Estado disse ainda que depois de ouvir o primeiro-ministro terá mais dados para, eventualmente, poder ter uma opinião mais concreta e mais sólida sobre o problema, “sem deixar de reconhecer que, a partida, é um aumento forte e que tem implicações a nível dos cidadãos, em geral, das famílias, das empresas”.
“Mas ouvi declarações do ministro responsável pela energia, hoje, de que o Governo ia adoptar medidas, não disse quais, que podiam mitigar ou atenuar os efeitos negativos que essa subida poderia ter no tecido empresarial e, sobretudo, na vida do cidadão comum”, acrescentou.
De acordo com a nova actualização divulgada no início deste mês, as tarifas de electricidade da Electra sofrem um ajuste de 6,43 escudos por quilowatt/hora (kwh) facturado e em todos os escalões, correspondendo a um aumento da tarifa média ponderado pelas quantidades facturadas de 2020 de 30,53%.
Em relação às tarifas da AEB, sofrem um ajuste de 5,80 escudos para cada kwh facturado e em todos os escalões, correspondendo um aumento da tarifa média ponderado pelas quantidades facturadas de 2020, de 24,55%.
C/RCV