A Presidente da Associação de Pais, Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais (Colmeia), Isabel Moniz, encontra-se em Portugal em busca de parcerias, visando a formação de técnicos da Associação em áreas específicas. O objectivo é dar respostas mais seguras e atualizadas às exigências da área.
Segundo a Presidente da Colmeia, o objetivo desta estadia em Portugal é mobilizar apoios para a Associação, assim como assinar um protocolos de Cooperação com o Instituto Politécnico de Leiria, e com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra.
Com a assinatura destes protocolos pretende-se formar técnicos da Colmeia, em áreas específicas, no sentido de darem respostas mais seguras e atualizadas.
“Terapias ocupacionais, fonoaudiólogos, há carência nestas áreas no país. E como o Instituto Politécnico de Leiria tem vários polos, nomeadamente de saúde, também solicitamos parcerias nesta materia”.
Isabel Moniz afirma ainda que a Associação tem planos de formação profissional para jovens com necessidades especiais e a inserção dos mesmos no mercado de trabalho, projeto este que espera que possa ser posto em curso em parceria com o IEFP e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra.
“Já tinham ido técnicos desta Associação trabalhar connosco, na vertente do despiste vocacional. Isto vai nos permitir trabalhar na área de formação profissional e inserção laboral. Aguardamos a resposta do IEFP no sentido de firmarmos uma parceria tripartida”, avançou.
A Presidente da Colmeia declarou ainda que já mobilizou apoios em termos de materiais sensoriais e de reabilitação física, materiais estes que podem chegar a Cabo Verde entre outubro e novembro, deste ano.
C/RCV