A “Diva dos pés descalços” completaria hoje 80 anos se fosse viva. Este ano assinalam-se também 10 anos do seu falecimento, num ano marcado pelo lançamento da sua biografia e concertos em sua homenagem.
A Editora Rosa de Porcelana para assinalar a data, organizou um conjunto de iniciativas para homenagear Cize, cantora de reconhecimento internacional, da história da música popular de Cabo Verde, sendo o lançamento da biografia “Cesária Évora” o motor da homenagem.
Uma biografia que, por ser escrita por quem foi amiga e partilhou viagens com Cesária, vai além do palco e permite descobrir um pouco mais da intimidade e personalidade da cantora, que colocou Cabo Verde no palco do mundo.
Já a cantora Fantcha participa no próximo dia 10 de Setembro no festival ORI-GEN na cidade de Nova York, Estados Unidos da América, num espectáculo de tributo aos 80 anos que a Cise completaria hoje.
Também a cantora Cremilda Medina, levou a sua voz e as memórias artísticas de Cize aos de Lisboa, no passado 18 de Agosto, como forma de homenagem.
Perfil
A cantora cabo-verdiana Cesária Évora nasceu a 27 de agosto de 1941. Se fosse viva, teria hoje 80 anos.
Uma insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada conduziram à morte da artista a 17 de dezembro de 2011, com apenas 70 anos.
Foi precisamente em 2011, o ano da sua morte, que a “Diva dos pés descalços” ou “A rainha da Morna”, como é conhecida, terminou a sua carreira e abandonou os palcos por aconselhamento médico.
“Sodade” foi, sem dúvida, um dos temas mais emblemáticos de Cesária Évora, a cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular cabo-verdiana.