PUB

Fogo

Mais de meio milhar de cães vão ser castrados no Fogo

Uma campanha de castração, na ilha do Fogo, qiue aposta na sensibilização para o registo e identificação de animais de estimação, prevê castrar, em média, 40 a 45 cães por dia. A ação teve início nesta terça- feira, 24, na cidade de São Filipe, e decorrerá até 6 de Setembro.

A equipa parceira e responsável pela castração dos cães, pertencente à Associação Bons Amigos, chegou à ilha na segunda-feira,23, e vão permanecer por duas semanas.

O Centro Cultural Armand Montrond é o local escolhido, contudo a equipa fará deslocações aos bairros com maior aglomeração populacional, nomeadamente Beltches, Congresso e Santa Filomena, onde há maior número de cães, para a castração, evitando assim a deslocação de pessoas desses bairros para Achada São Filipe para levar os seus animais.

De acordo com as declarações da vereadora para a área da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Rural, Lia Barbosa, além da participação voluntária dos proprietários dos animais, os serviços camarários estão a contar com a parceria de equipa da Direcção Nacional do Ambiente, e alguns voluntários, na captura dos cães de rua para a respectiva castração. Daí o apelo à colaboração dos vizinhos nos diversos bairros e localidades.

Na segunda semana, a equipa deslocar-se-á a Patim e outras localidades mais populosas do interior do município, com a mesma finalidade.

No que diz respeito ao registo de cães, a vereadora considerou a campanha “positiva”, mas salientou que “gostava de ter mais afluência de pessoas para registar os seus animais”.

A campanha de registo decorre de 16 de Agosto, a 16 de Fevereiro de 2022, de forma gratuita, enquanto a de e castração decorre de hoje, 24 de Agosto, a 06 de Setembro.

Devido à falta de recenseamento e de dados estatísticos, não existe um número exato da população canina, mas estima-se que no município existam cerca de quatro mil cães. E caso não for realizado este trabalho de castração, segundo a vereadora, dentro de dois anos o número será muito maior.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top