A Unidade de Acupuntura do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) vai estar pronta para atendimento ao público a partir de segunda-feira, 30, disse à imprensa o presidente do Conselho de Administração, Imadoeno Cabral.
Cabo Verde vai ter a primeira Unidade de Acupuntura, no Hospital Universitário Agostinho Neto, Praia, com a abertura, a partir de segunda-feira, 30, de um serviço que visa fornecer novas terapias aos pacientes.
O PCA da HUAN, que falava no âmbito da entrega de doações por parte da cooperação chinesa para a instalação da Unidade de Acupuntura, agradeceu o gesto realçando os laços de amizade e de solidariedade existentes entre Cabo Verde e China.
“Hoje estamos a presenciar um acto simbólico de entrega de materiais médico-cirúrgicos, mas, além destes, temos recebido apoio da cooperação chinesa no âmbito da missão especializada, assim como trocas de experiências entre especialistas dos dois países”, disse.
Da lista de equipamentos doados ao hospital da Praia, consta um conjunto de novos instrumentos cirúrgicos para orto-traumatologia, maternidade, bloco operatório e equipamentos para a montagem de uma Unidade de Acupuntura avaliados em mais de 4.200.000$00 (quatro milhões e duzentos mil de escudos).
A doação vai servir para melhorar a capacidade instalada do hospital, “para trazer novas carteiras de serviços para orto-traumatologia”, um serviço que, diariamente, segundo esse responsável, tem recebido pacientes de toda a zona de Sotavento, para o serviço de maternidade e do bloco operatório.
Já o responsável da equipa médica chinesa em Cabo Verde, Chen Yiding enalteceu os laços de cooperação e amizade existentes entre os dois países, há 45 anos, e destacou a contribuição que os médicos chineses têm dado ao país.
“A equipa médica chinesa, devido à situação do hospital da Praia, solicitou equipamentos cirúrgicos para orto-traumatologia, maternidade e bloco operatório, como forma de apoiar e ajudar os colegas e o povo cabo-verdiano”, destacou.
Recorde-se que a Acupuntura é uma das formas de terapia de medicina chinesa, muito procurada pelo mundo ocidental, no tratamento de várias doenças, como ansiedade, stress, ataques de pânico, dores variadas, combate ao tabagismo, etc.
C/Inforpress