A selecção nacional de basquetebol masculina procura a primeira vitória ante a congénere de Angola, esta terça-feira (24), em jogo a contar para a primeira jornada do grupo A do Afrobasket 2021.Os atletas e a equipa técnica estão confiantes numa boa estreia dos “Tubarões Azuis”.
Cabo Verde estreia-se esta terça-feira no Campeonato Africano de Basquetebol frente a Angola, no Kigali Arena. Após longa viagem a comitiva nacional já está instalada e pronta para entrar em campo.
“O dia foi longo, mas já estamos bem instalados no hotel e os atletas já descansaram. Já tivemos reunião técnica com a FIBA e já está tudo preparado para o início”, diz o treinador-adjunto, Danielson Miranda, em declarações à RCV.
Ansiedade e nervosismo à parte, de resto naturais nestas andanças, o braço direito de Mané Trovoada acredita que estão reunidas as condições para que os “Tubarões Azuis” tenham um bom arranque de competição.
“O ambiente está bom, desde antes da partida o pessoal já estava animado e com vontade de estar aqui. Temos um bom grupo, o pessoal é muito amigo, estão animados e focados a preparar para o início, para poder quebrar a ansiedade miudinha que sempre existe, mas os rapazes estão bem”.
O técnico nacional reconhece que o duelo contra os angolanos vai ser complicado, não tivessem os “palancas negras” vencido o Afrobasket por 11 vezes, sendo seis vezes consecutivas. Mesmo assim, Danielson Miranda acredita nos jogadores e mostra a estratégia a adoptar na Arena de Kigali.
“Angola é uma potência africana, embora nos últimos anos não tenha estado no nível a que está acostumada a estar. Mas estamos conscientes que vai ser uma batalha difícil, mas acreditamos que temos condições de ultrapassar Angola. Passa muito por não permitir a Angola ter segundas chances nos lançamentos, que é um dos problemas que temos tido nos outros jogos, mas também não tínhamos a equipa completa, não tínhamos o grupo mais forte”.
A ideia, diz, é tentar ainda “não permitir a Angola fazer muito o uso do jogo interno e também alguns jogadores seus, que tem lançamento de fora, para tentarmos anular os seus lançamentos e daí fazer o nosso jogo”.
Nesta sétima participação nacional no Afrobasket, Cabo Verde integra o grupo A, juntamente com a anfitriã, Ruanda, RD Congo e Angola. Após defrontar Angola hoje, o combinado nacional mede forças com a RD Congo, na quinta-feira, e, no sábado, defronta o Ruanda.
C/RCV