PUB

Desporto

Futebol: FCF vai introduzir figura de observadores dos árbitros a partir da próxima época

A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) vai introduzir, a partir da próxima época, a figura de observadores dos árbitros nas competições, para ajudar nas nomeações e na criação do ranking da arbitragem.

Para isso, na segunda-feira (23), na cidade da Praia, uma formação de três dias para a preparação deste novo quadro técnico da arbitragem cabo-verdiana para que também dê respostas às novas necessidades impostas pela modalidade.

A formação conta com a participação de 22 antigos árbitros, selecionados pelas associações regionais, em concertação com a comissão de arbitragem da FCF.

Em declarações à imprensa, o presidente da FCF, Mário Semedo, classificou esta formação como um “momento histórico, porque pela primeira vez vai-se criar a figura de observadores de árbitros em Cabo Verde”.

O responsável máximo do futebol cabo-verdiano esclareceu que esta nova função vai o ajudar no aperfeiçoamento   do desempenho dos árbitros, através de aconselhamento por parte dos observadores.

“Com esta figura acreditamos que   a nossa arbitragem vai melhorar, uma vez que a exigência vai ser maior”, notou Mário Semedo, apontando que esta iniciativa da FCF testemunha “o avanço e o rigor” que se perspectiva para o futebol cabo-verdiano.

Mário Semedo acrescentou que doravante vai-se ter a avaliação permanente dos árbitros e que em função disso vai ser criado um ranking de arbitragem para cada época desportiva.

“A Confederação Africana de Futebol (CAF) defende que o futuro da arbitragem passa pela profissionalização e, por isso, temos que estar preparados para ter árbitros profissionais, e a nossa ambição é chegar o mais longe possível a nível da arbitragem”, perspectivou Mário Semedo.

O antigo árbitro e um dos formandos Alexandre Mendes considerou que esta formação chega em “boa hora” por ser uma “mais-valia” para o aprimoramento de conhecimentos.

“Vamos criar mais bagagem, para transmitir aos árbitros alcançarem um patamar a que nós não chegamos”, apontou Alexandre Mendes, que atualmente desempenha a função de instrutor de arbitragem da FCF.

A formação acontece no Centro de Estágio da FCF, na Cidade da Praia, e vai ser ministrada por Malang Diedhiou e Athanase Nkubito, instrutores de arbitragem da Confederação Africana de Futebol (CAF).

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top