A cantora Cabo Verdiana Fantcha é convidada da vocalista de jazz nova-iorquina Kavita Shah para participar no festival ORI-GEN, um tributo a Cesária Évora que completaria no dia 27 de agosto, os seus 80 anos, se ainda estivesse viva.
O festival acontece na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, entre os dias 9 e 10 de Setembro.
A actuação da Fantcha com a Kavita será no dia 10, e será acompanhada pelos músicos cabo-verdiano Kim Alves e Zé Rui De Pina.
Kavita fã da Cesária
De relembrar que este não será o primeiro contacto de Kavita com a música e cultura de Cabo Verde. Aos 20 anos, morando em Salvador, Brasil, a cantora, compositora e “poliglota musical”, natural de Nova Iorque, ouviu Cesária se apresentar ao vivo, cuja a morna lhe encantou e inspirou a gravar “Sodade” em seu primeiro álbum, “Visions” de 2014.
Anos depois, Kavita veio a Cabo Verde, mais precisamente a São Vicente, onde fez pesquisas e gravou um álbum de música tradicional, “Cabo Verdean Blues”, com o diretor musical de Cesária (e Fantcha), o multi-instrumentista Baú, previsto o seu lançamento para ainda este ano.
Fantcha “discípula” da Cise
Já Fantcha cresceu a cantar no Mindelo, na ilha de São Vicente, sob a tutela do compositor Ti Goy e da própria Cesária Évora.
Fantcha desenvolveu seu próprio estilo musical único com influências africanas, cubanas e portuguesas com sua performance carismática e uma voz “rica e sensual”. Sempre se assumiu como “discípula” de Cize com quem tinha grande cumplicidade e com quem partilhou muitas histórias e momentos.
Já se apresentou com os melhores músicos cabo-verdianos e lançou vários álbuns, incluindo Criolinha (1998), Putumayo Presents Cabo Verde (1999), Viva Mindelo (2000), Amor Mar e Música (2010).
Ao seu trabalho mais recente lançado em 2017, denominou “Nôs Caminhada”, uma homenagem à sua mentora Cesária Évora.