PUB

Ambiente

Fogo: Projeto Vitó vai plantar 13 mil plantas endémicas

O Projeto Vitó inicia na segunda-feira, 23, uma campanha de fixação de 13 mil plantas endémicas nas áreas do Parque Natural do Fogo (PNF), nomeadamente na Bordeira Exterior. 

A campanha de fixação de plantas endémicas envolve os voluntários do Projeto Vitó, comunidade de Cabeça Fundão e pessoas particulares interessadas em participar, com destaque para adolescentes.

Adilson Gonçalves, coordenador do sector da flora do Projecto Vitó, disse à Inforpress que a campanha arranca após a prospecção de terreno para analisar se as chuvas registadas esta semana, pelo menos 50 milímetros de precipitação, permitem fixar as plantas com sucesso.

A maior parte das 13 mil plantas serão fixadas na zona de Parque Natural do Fogo (Bordeira exterior), mais especificamente na área do Montado Nacional, nas proximidades de Cabeça Fundão. Outra pequena parte será distribuída pelos jardins botânicos das quatro escolas secundárias da ilha e para a instalação de um pequeno jardim botânico no Centro de Emprego e Formação Profissional.

As plantas foram produzidas em parceria com associação de Montado Nacional de Cabeça Fundão, e a campanha de reflorestação enquadra-se no projecto “Melhorar o conhecimento pela conservação das espécies da flora ameaçadas de extinção nas ilhas do Fogo e Brava”, financiado pelo Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF).

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top