Faleceu na terça-feira (17), no Mindelo, São Vicente, o antigo administrador do Banco de Cabo Verde (BCV). A informação foi avançada esta quarta-feira,18, pelo BCV, através de um comunicado enviado a esta redação.
“É com profunda consternação que o Banco de Cabo Verde comunica que faleceu, ontem, dia 17 de agosto de 2021, em São Vicente, Osvaldo Évora Lima, Administrador do Banco de Cabo Verde no período compreendido entre 2008-2018”, lê-se na comunicação.
Enquanto administrador, Osvaldo Évora Lima, foi responsável pelos pelouros de Estudos Económicos e Estatística, Mercados e Gestão de Reservas, Auditoria Interna, Microfinanças, Resolução, Comunicação, entre outros.
Após cumprir dois mandatos como Administrador, foi nomeado Assessor do Governador e, por delegação de competências, designado responsável pela Comunicação do Banco de Cabo Verde.
Perfil
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1995), e Mestre Pré-Bolonha em Economia, com especialização em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (DCI), pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa – ISEG/UTL (1998), e prémio do Governo Português para o melhor Mestrando em DCI.
Osvaldo Évora Lima prestou relevantes contributos ao Banco de Cabo Verde, sobretudo na área económica, tendo sido homenageado por altura da sua passagem à reforma, sendo recordado como profissional dedicado, de fino trato e elevado sentido de missão, que muito contribuiu para o engrandecimento desta instituição.
De entre outras funções, foi Secretário Executivo da Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Portugal – Cabo Verde, Representante do PROMEX, docente convidado do Mestrado em Estudos Africanos do ISCTE (1998-2000) e convidado para docente da Licenciatura em Economia da Universidade Nova de Lisboa (2001).